Loading mod_da_article_expo
 

Mantenimiento Boyas Madeira

Recentemente (19 a 21 de março), houve vários trabalhos relativos à manutenção e atualização da R3M na Madeira, que neste caso transcorrem em colaboração direta com a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM). As reuniões mantidas nestes dias têm ajudado a resolver ambas destas questões, as técnicas e de gestão da rede, entre as quais destaca-se a possibilidade de aumentar o desempenho de certas infraestruturas para a observação marinha que o APRAM já possui nos seus portos. Também foi avaliada in-situ o estado de algumas das plataformas de observação marinha (neste caso bóias oceanográficas), após a forte tempestade que acomteceu há alguns meses na região.

 

 

Dentro das tarefas de manutenção e atualização da R3M, distingue-se a visita aos ondógrafos do Instituto Hidrográfico (IH) instalados em Funchal e Caniçal, permitindo assim uma avaliação técnica dos mesmos.

Entre a manutenção das bóias destaca-se a avaliação do estado de funcionamento dos subsistemas componentes da bóia de Hidrocarbonetos, HC-1001, como podem ser o flutuador, a fonte de alimentação, as comunicações ou os sensores necessários a fim de poder proceder á ancoragem prevista para o próximo julho deste ano.

Por outro lado, procedeu-se a avaliar a bóia ODAS, que estava fora da água, desde setembro de 2012 e, devido às fortes tempestades acontecidas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013, foi arrastada para o mar, resultando em graves danos na sua estructura, como pode-se ver na fotografia.


 
Video Estramar
video estramar
R3M
Climatología
No images